O consórcio do Banco do Brasil é um dos mais conhecidos e atrai milhares de associados. Conheça as principais características desse consórcio e descubra se ele é ideal para você e seu planejamento.

31/08/2022

O consórcio Banco do Brasil foi criado para permitir que os clientes adquiram imóveis, veículos, eletroeletrônicos por meio da associação com grupos formados por outros clientes.

É uma compra parcelada onde cada membro paga mensalidades, e a cada mês, um deles é sorteado e recebe uma carta de crédito para adquirir o item.

O Banco do Brasil é a primeira instituição financeira do Brasil e um banco muito importante em nosso país e que possui um consórcio que vende muito. Entretanto, será que esse consórcio é realmente bom?

Nesse post, falaremos um pouco sobre o consórcio do Banco do Brasil e se ele realmente vale a pena. 

O consórcio do Banco do Brasil 
O Consórcio do Banco do Brasil tem particularidades que o tornam um produto muito bom em alguns casos, mas péssimo em outros. 
Por ser uma  instituição de muita abrangência no território nacional, tem alguns fatores que dão grande segurança aos seus clientes, como:
●    ser o banco mais antigo
●    ser estatal
●    estar em praticamente todas as cidades ou regiões do Brasil

Porém, não se esqueça: estamos analisando o consórcio e, quando fazemos isso, levamos em consideração o que de melhor existe no mercado para mostrar os pontos positivos e negativos em adquirir essa opção de consórcio.

Começaremos por um ponto ruim.
 

GRUPOS DE 10.000 PARTICIPANTES

Em resumo, esses grupos muito grandes e abrangentes, arrecadam uma grande quantia, entregam muitas cotas, porém tornam a chance de sorteio mínima.

A verdade é que se você já contemplou um consórcio do Banco do Brasil via sorteio, considere-se muito sortudo!

Por exemplo, um grupo de 10 mil participantes em 100 meses, terá 100 sorteados (uma cota por mês) e 9.900 contemplados por lance.

Ou seja, os grupos são projetados para entregar 1% das cotas no sorteio.

Esse número pode ser maior caso não haja contemplações via lance, mas isso costuma ocorrer somente no fim do grupo.

Outro ponto é que um grupo grande dificilmente vende 100% das cotas, isso faz com que o grupo sempre tenha vagas sobrando.

E se ele sempre tem vagas, sempre receberá novos clientes. 

E no meio de novos clientes sempre haverá novas ofertas de lance.

Esse movimento faz com que as médias de lance demorem a cair. 

Mas no Banco do Brasil acontece algo ainda mais interessante: Como todos os grupos sempre têm vagas, os mesmos se tornam rejeitados à medida que a média de lance fica alta, Isso faz com que em algum momento essa média de lance abaixe pelo fato de não estar entrando novos clientes.

Esse movimento se repete por todos os grupos. Costumamos dizer que o consórcio do Banco do Brasil  é um consórcio de ondas e um dos segredos de contratar é entender essas ondas.
 

Agora vamos falar das taxas

Na maioria dos grupos as taxas são altas. Um fato curioso é que o BB faz distinção de taxas entre representantes e agências. Às vezes a agência ou o site tem um percentual de taxa menor que um representante, o que parece ser melhor, mas acaba não sendo, visto que a maioria dos gerentes não dominam o assunto a ponto de levar a você a melhor alternativa. Via site o cliente costuma fazer o plano que a administradora apresenta.

Quem acompanha esse canal sabe que fazer Acompanhando nossos posts, você já deve saber que o melhor negócio em consórcio é muito mais que comparar apenas taxa e o valor de parcela.
 

Médias de Lance

O BB não possui lance embutido, Os grupos trabalham com médias de lance baixas (na casa de 30%) e altas (acima de 50%). Analisar o grupo é ponto fundamental se você pretende ofertar o lance para contemplar mais rápido.
 

Análise de crédito

Para quem é correntista com boa pontuação dentro do banco, dificilmente haverá problema, mas é muito importante ressaltar que o Banco do Brasil só analisa o crédito verdadeiramente após a contemplação. Ou seja, quando o cliente está prestes a utilizar o crédito..
 

Por fim, vamos falar do lado bom

O Banco do Brasil  é muito abrangente no quesito “utilização da carta''. Com certeza é uma das administradoras que permite o maior número de utilizações possíveis com um consórcio.

Portanto, teremos consórcio de imóvel para imóvel, carro pra carro, serviço para serviço. Você pode comprar tudo com essa opção de consórcio. 

Qualquer tipo de imóvel, inclusive rural.

Qualquer tipo de veículo, incluindo máquinas

Ele possui consórcio para eletrônicos e inclusive gado. 

Dessa forma, temos uma abrangência enorme e inúmeras possibilidades. Cabe, por fim, ao cliente decidir o que se encaixa em seu planejamento e quais são suas prioridades. 
 


Veja Também

O consórcio foi formado no Brasil na década de 1960 e, posteriormente, adicionou outros países ao seu grupo. Um consórcio é um grupo de pessoas...
Continuar lendo
O Consórcio do Banco Bradesco é o que mais vende entre todos os bancos com mais de 1.500.000 consorciados. Ele é o segundo no ramo...
Continuar lendo
Consórcio Itaú é um produto de crédito onde o cliente pode escolher o valor que quiser dentro das possibilidades do banco. Você pode comprar um...
Continuar lendo
Como já falamos por aqui, o consórcio é um fundo comunitário formado por pessoas que têm o mesmo objetivo, dispostas a contribuir mensalmente com uma...
Continuar lendo