O consórcio Bradesco é o segundo maior em número de consorciados do Brasil. Ele é seguro e passa confiança, entretanto, vale a pena para todos os perfis?

31/08/2022

O Consórcio do Banco Bradesco é o que mais vende entre todos os bancos com mais de 1.500.000 consorciados. Ele é o segundo no ramo de todos os consórcios, ficando atrás somente do Consórcio Nacional Honda que tem pouco mais de 1.600.000 consorciados.

Ou seja, é um consórcio super seguro e confiável. Apesar do fato confirmado, será que é o melhor negócio para você? Nesse post, explicaremos como descobrir e não entrar em um grande problema.

O consórcio Bradesco
Uma das características mais marcantes do Consórcio Bradesco é a simplicidade, pois pouquíssimos grupos do Bradesco têm ou tiveram lance embutido. Assim como no Banco do Brasil, o Consórcio Bradesco é “arroz com feijão”, pois não inventa muito.

Os planos são BEM + TAXA + FUNDO DE RESERVA / PRAZO = VALOR DA PARCELA

E o SEGURO DE VIDA É OPCIONAL

Simples assim!

Além disso, temos alguns clientes cotistas que possuem cotas de consórcio conosco e também no Bradesco. Para esses clientes, nós damos uma consultoria grátis em outros consórcios, mesmo que não tenham sido vendidas por nós.

Esse já é um ponto muito forte em todos os bancos e talvez seja ainda mais no Bradesco.

Muitos dos consórcios vendidos diretamente por bancos são vendidos na pressão da meta a ser batida pelos gerentes ou na troca de favor.

Praticamente, todos os nossos clientes (principalmente) que fizeram cotas no Bradesco, acabam o fazendo por conta de uma necessidade com o gerente.

A maioria deles precisavam de um empréstimo e junto com esse empréstimo, veio uma ou mais cotas de consórcios.

Isso para o cliente é ruim, já que contraem mais uma dívida sem necessidade. A real necessidade por dinheiro acaba gerando uma situação na qual o cliente não tem escapatória. 

O modo de venda “você me ajuda que eu te ajudo” não é muito agradável. Isso porque todos os produtos dos bancos são tarifados, ou seja, viram uma venda casada escancarada e o cliente que precisa do crédito não tem muito o que fazer.

Posto isso, precisamos dizer que o Consórcio Bradesco possui características boas como os grupos pequenos. 

Veja que os milhões de participantes que a administradora possui não a fizeram criar grupos maiores. Sabemos que eles existem, mas na maioria, principalmente nos automóveis, o Consórcio Bradesco atua com grupos de 300 a 400 participantes. E isso é muito bom!! Grupos que entregam via sorteio e lance livre e ambos com boas chances.

É bem verdade que a falta de lance embutido e a criação de muitos grupos, como acontece em todos os bancos, faz com que as médias de lance sejam altas em muitos grupos.

Vemos muitos grupos de clientes que, mesmo rodando 50% das assembleias, os clientes ainda precisam de 50% de oferta do bolso para contemplar. O que acaba não sendo muito bom.

Como a venda é feita sem muito critério, muitos clientes entram em grupos novos em formação, sendo que bons grupos em andamento existem.

Outra característica marcante do Consórcio Bradesco é o fracionamento de crédito em várias cotas.

É verdade que na maioria das vezes fracionar a venda em cotas menores é o melhor caminho para achar médias de lances menores, mas toda regra tem sua exceção. Para o cliente que vai pagar a cota sem pressa de contemplação essa não é a melhor escolha.

Mas como a meta dos gerentes é por número de cotas, eles, em sua maioria, fracionam a contratação dos clientes sem necessidade.

Um exemplo é as  cotas de um cliente o qual possuía 10 cotas no mesmo grupo, sem nenhuma necessidade.

Não havia qualquer estratégia na contratação e alocação das cotas. Simplesmente o cliente precisava manter relacionamento no banco e precisava tomar capital. Em troca fez as cotas e pediu uma análise para nós. Constatamos isso. 

Esses são os principais pontos. Com certeza o BRADESCO é um bom negócio e é seguro, mas para contratar é bom estar muito atento a esses detalhes citados.
 


Veja Também

O consórcio foi formado no Brasil na década de 1960 e, posteriormente, adicionou outros países ao seu grupo. Um consórcio é um grupo de pessoas...
Continuar lendo
O consórcio Banco do Brasil foi criado para permitir que os clientes adquiram imóveis, veículos, eletroeletrônicos por meio da associação com grupos formados por outros...
Continuar lendo
Consórcio Itaú é um produto de crédito onde o cliente pode escolher o valor que quiser dentro das possibilidades do banco. Você pode comprar um...
Continuar lendo
Como já falamos por aqui, o consórcio é um fundo comunitário formado por pessoas que têm o mesmo objetivo, dispostas a contribuir mensalmente com uma...
Continuar lendo